Um impulso para a transformação social

Desde a sua origem que a Fundação “la Caixa” se destaca pelo seu forte compromisso através do desenvolvimento e apoio dado a atividades de caráter social, educativo, cultural ou científico. Em 115 anos de história, é a primeira fundação de Espanha e a segunda na Europa que assume um importante papel em volume de investimento social.

Só em 2020, a Fundação “la Caixa” transferiu um total de 26 milhões de euros para Portugal – 57% destinado para programas sociais, 14% para a cultura e ciência, 14% para a educação e bolsas e 15% para a investigação e saúde. Tudo isto para que a missão de construir uma sociedade melhor e mais justa, com oportunidades iguais para as pessoas mais vulneráveis fique um passo mais próxima de se realizar.

Prémios Sociais BPI Fundação “la Caixa”
Através de 5 prémios – infância, solidário, seniores, capacitar e rural – são apoiadas entidades sociais que promovem iniciativas feitas a pensar em pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade. Só em 2020, 131 projetos foram apoiados, com um investimento de 3,75 milhões.

Humaniza. Apoio integral a pessoas com doenças avançadas.
O objetivo deste programa é o apoio psicossocial e espiritual a pessoas em fim de vida, bem como aos respetivos familiares, através de equipas especializadas. Em 2020, 10 equipas em 13 hospitais atenderam 4985 familiares e 3967 doentes.

Emprego.
A intervenção da Fundação “la Caixa” no que ao emprego diz respeito é feita através do programa Incorpora. Aqui, em colaboração com 44 entidades sociais, é promovido o acesso ao mercado de trabalho para pessoas que vivem em situações de maior vulnerabilidade. 2020 foi um ano bastante positivo, com 1333 contratos de trabalho a serem realizados, 508 empresas colaboradores e 44 entidades Incorpora.

Proinfância.
Projeto que apoia o desenvolvimento social e educativo de jovens e crianças – dos 0 aos 18 anos – oriundas de famílias em situações vulneráveis. No ano passado este apoio estendeu-se até à cidade do Porto – nas freguesias de Campanhã, Lordelo do Ouro e Ramalde – e à cidade de Lisboa – nas freguesias de Marvila, Penha de França e Santa Clara.

Promove.
Foi em 2020 que teve lugar a 3ª edição deste projeto, em colaboração com a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Aqui foram impulsionados projetos-piloto inovadores, ideias e projetos de I&D mobilizadores que fomentem a transformação e o desenvolvimento das regiões do interior do país.

Projetos de proximidade dinamizados em conjunto com o BPI.
Uma colaboração entre a Fundação “la Caixa” e o BPI que fornece o apoio necessário a projetos locais, com foco nas áreas sociais e culturais. Em 2020 foram investidos 1 697 375 € em 158 ações.

Observatório social.
Neste observatório é feita uma análise da realidade social, com o grande objetivo de se perceber os resultados e as tendências das ciências sociais no que à inclusão social, à educação, à ciência e à cultura diz respeito. Para o concurso anual de investigação social foi selecionado, em 2020, um projeto no valor de 89 mil euros. Já para o concurso de investigação sobre o impacto social da Covid-19, foram selecionados 8 projetos.

Iniciativa para a equidade social.
Em colaboração com a Nova School of Business & Economics da Universidade NOVA, a Fundação “La Caixa” promove o desenvolvimento do setor social. São de destacar projetos como o Lançamento de relatório anual público sobre o balanço social do país; a Base de Dados agregada pública sobre o setor social; o Uso da Ciência de Dados para tratamento de problemas sociais; e a Capacitação e aceleração do modelo de gestão de organizações sociais.

Ensino Superior nas emergências.
Juntamente com a Global Platform for Syrian Students, são apoiados estudantes em situação de emergência humanitária ou deslocamento forçado com 50 bolsas de estudo com a duração de 2 anos. Para além disto, e em 2020, foi feito um reforço deste mesmo apoio para se conseguir fazer face aos efeitos que uma pandemia trouxe consigo.

Resposta à Covid-19 em conjunto com o BPI.
Ainda em contexto de pandemia, a Fundação “la Caixa” apoiou a campanha da Rede de Emergência Alimentar, conseguindo angariar um valor de 1,7 milhões de euros. A este valor acrescem 500 mil euros – uma doação em conjunto com o BPI -, bem como a doação de 1000 computadores para uso escolar e de 526 tabelas com o objetivo de facilitar a comunicação entre doentes internados e os seus familiares.