Caminhar para o progresso, juntos!

Com mais de 115 anos de história, a Fundação “la Caixa” é uma das mais importantes do mundo. A atuar em Portugal desde 2018, após a entrada do BPI no Grupo CaixaBank, o principal objetivo era levar os seus programas aos territórios onde o grupo desenvolve atividade para contribuir para o bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com uma responsabilidade social assente em 3 eixos – sociedade, ambiente e governação -, em 2020 a Fundação “la Caixa” atribuiu um total de 26 milhões de euros a Portugal, sendo que 57% do orçamento foi para programas sociais, 14% para a cultura e ciência, outros 14% para a educação e bolsas e 15% para investigação e saúde.

Cultura e ciência: levar até à sociedade o conhecimento e a arte

Exposições
Exposições próprias em 7 cidades do país para promover a cultura. Em 2020 contou com 2 exposições, onde recebeu 415.400 visitantes, e estabeleceu parcerias com a Fundação de Serralves e o Museu Nacional de Arte Antiga.

Música
O objetivo é aproximar a música de todas as pessoas. Em 2020 isso foi possível com 3 concertos escolares e 1 concerto participativo digital, onde colaboraram com a Casa da Música e várias Orquestras.

Partis Art for Change
Em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, selecionaram as melhores e mais inovadoras propostas para promover processos de inclusão social. Em 2020 foram selecionados 16 projetos.

Apoio à Criação
Este apoio da Fundação “la Caixa” conta com o Concurso de Produção que promove artistas através da produção das suas obras de arte. Só em 2020 foram selecionados 4 projetos.

Educação e Bolsas: por um futuro com mais oportunidades educativas

EduCaixa
Oferece programas e recursos educativos para promover o desenvolvimento de competências nos estudantes.

Creactivity
Consiste num atelier itinerante para despertar a destreza, engenho e criatividade das crianças. Este atelier, em 2020, passou por 33 localizações e contou com 11.484 visitantes.

Jovens Empreendedores
Este Programa pretende ajudar os mais jovens a desenvolver capacidades e ferramentas que favoreçam o empreendedorismo. No ano letivo 2019/2020, a edição contou com 93 escolas inscritas e 1 projeto selecionado.

Bolsas
As Bolsas pretendem promover o talento em investigação e formação de excelência nos melhores centros de investigação e universidades. Assim, em 2020, a Fundação “la Caixa” atribuiu 20 bolsas: 11 de Doutoramento e 9 de Pós-Doutoramento.

Investigação e saúde: o caminho a seguir para o progresso

Concurso de Investigação na Saúde
A investigação científica de excelência foi promovida através de concursos privados para apoiar projetos de investigação em biomedicina e saúde. 2 milhões de euros foram investidos e 3 projetos foram coordenados por centros de investigação portugueses em 2020.

CaixaImpulse
O Programa pretende fomentar a transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade e criar novas empresas de investigação. Em 2020 investiram 1,07 milhões de euros e selecionaram 5 projetos.