Um compromisso com o presente e futuro das pessoas

O progresso só é possível se todos progredirem em conjunto. É nesse sentido que a Fundação “la Caixa” pretende construir uma sociedade melhor e mais justa, fornecendo oportunidades a quem mais necessita delas.

O apoio nas diversas áreas de atuação para construir uma sociedade melhor e mais justa é o foco de algumas instituições. Dessa forma, as mesmas estão comprometidas com o presente e futuro sempre com a intenção de ter um impacto transformador. A Fundação “la Caixa” é uma dessas instituições.

Com mais de 115 anos de história, estamos a falar da primeira fundação de Espanha, a segunda na Europa e uma das mais importantes fundações do mundo no que diz respeito ao investimento social.

Desde 2018 que a Fundação “la Caixa” implementou a sua atividade em Portugal, após a entrada do BPI no Grupo CaixaBank, com o objetivo de desenvolver a sua atividade e, dessa forma, contribuir para o bem-estar das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

A Fundação exerce a sua responsabilidade social assente em três eixos: sociedade, contribuindo para o bem-estar da população, principalmente em quem se encontra em situações mais vulneráveis; ambiente, valorizando práticas empresariais para uma utilização racional, eficiente e sustentada dos recursos; e governação, definindo responsabilidades orgânicas e padrões de atuação que asseguram uma conduta rigorosa.

O pensamento no presente e futuro das pessoas
O objetivo da Fundação “la Caixa” é apoiar programas com maior impacto transformador, nomeadamente os que combatem a pobreza e a exclusão social, que fomentam o emprego e ajudam a melhorar as condições de vida das pessoas. Assim, e para apoiar esses programas, a Fundação “la Caixa”, em 2020, atribuiu um orçamento num valor total de 26 milhões de euros a Portugal.

Com 57% do orçamento para os programas sociais, 15% para investigação e saúde, 14% para educação e bolsas e os restantes 14% para a cultura e ciência, são vários os programas impulsionados e que contaram com vários projetos.

No âmbito social, a Fundação “la Caixa” atribuiu os Prémios BPI Fundação “la Caixa”, onde apoiou 131 projetos; apoia integralmente pessoas com doenças avançadas; tem promovido o acesso ao emprego; apoia famílias no desenvolvimento dos filhos; promove projetos-piloto inovadores, ideias e projetos de I&D mobilizadores para o desenvolvimento das regiões do interior do nosso país; analisa a realidade social para informar a sociedade sobre os resultados em matérias como a inclusão social, educação, ciência e cultura; promove o desenvolvimento do setor social em Portugal; apoia projetos locais de ação social e cultural; apoia estudantes em situação de emergência humanitária; e tem dado resposta à Covid-19 em conjunto com o BPI.

Na área da cultura e ciência, a Fundação “la Caixa” conta com exposições próprias para promover a cultura; selecionou as melhores e mais inovadoras propostas artísticas para promover a inclusão social; aproxima a música de todas as pessoas com concertos escolares e participativos; e fundou o Concurso de Produção para promover artistas através da produção das suas obras de arte.
No que diz respeito à educação e bolsas, a Fundação oferece programas e recursos educativos para promover o desenvolvimento de competências nos estudantes; conta com um atelier itinerante para despertar a destreza e criatividade das crianças; tem um Programa Educativo para ajudar os mais jovens a desenvolver capacidades para favorecer o empreendedorismo; e atribui bolsas para promover o talento em investigação e formação nos melhores centros de investigação e universidades nacionais e internacionais.

Por fim, na área da Investigação e Saúde, é promovida a investigação científica de excelência; e é fomentada a transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade, bem como a criação de novas empresas baseadas na investigação.