O caminho
para o futuro

A educação e o progresso andam de mãos dadas agora mais do que nunca. Universidades e centros de investigação são o grande motor de arranque para um futuro inovador, e é precisamente a pensar nisso que surge o programa de bolsas da Fundação ”la Caixa”.

Em parceria com o BPI, e de olhos postos no progresso e na mudança, a Fundação ”la Caixa” surge com um programa de bolsas que tem como objetivo contribuir para um mundo melhor e mais avançado. Através da formação de excelência e da investigação nas melhores universidades e centros de investigação do mundo serão apoiadas as ideias e os projetos com maior impacto transformador para a sociedade.

Quanto às bolsas, estas dividem-se em três categorias: pós-graduação no estrangeiro, doutoramento e pós-doutoramento em Portugal e Espanha. Serão atribuídas 120 bolsas de pós-graduação para a realização de estudos nas melhores universidades da Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico. Estas bolsas terão a duração máxima de dois anos e estão abertas a todas as disciplinas. O apoio da Fundação ”la Caixa” cobre propinas sem limite de valor, viagens de ida e volta, e subsídio mensal, bem como seguro de saúde e participação em reunião prévia ao início da bolsa. Atrair e reter os melhores talentos de investigação é o grande propósito das bolsas de doutoramento. Financiado pela Fundação ”la Caixa”, este programa pretende reter jovens talentos, fomentando a investigação científica de qualidade, com todas as condições necessárias.

No que diz respeito às bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, o programa atribuirá 110 bolsas (65 de doutoramento e 45 de pós-doutoramento) para estudos e projetos a realizar em Portugal e Espanha ao longo de três anos. O programa de bolsas de pós-doutoramento Junior Leader tem como objetivo a contratação de investigadores de excelência que desejem dar continuidade às suas carreiras nestes países, nas áreas das ciências da saúde e da vida, da tecnologia, da física, da engenharia e da matemática.

Trata-se de bolsas competitivas, com a duração de três anos e algumas semanas de formação em competências transversais. Quanto aos valores, o valor médio das bolsas de doutoramento é de 122 592 euros e o das bolsas de pós-doutoramento é de 305 100 euros.
No fundo, este é um programa diferenciador, por englobar todas as disciplinas e por ajudar alunos a levarem o seu conhecimento e sabedoria a um outro nível. Com as melhores condições e rodeados dos melhores profissionais, tudo é feito para que o progresso e a inovação sejam o resultado final para um futuro de sucesso.