Com uma responsabilidade social assente em 3 eixos – sociedade, ambiente e governação -, em 2020 a Fundação “la Caixa” atribuiu um total de 26 milhões de euros a Portugal, sendo que 57% do orçamento foi para programas sociais, 14% para a cultura e ciência, outros 14% para a educação e bolsas e 15% para investigação e saúde.
Exposições
Exposições próprias em 7 cidades do país para promover a cultura. Em 2020 contou com 2 exposições, onde recebeu 415.400 visitantes, e estabeleceu parcerias com a Fundação de Serralves e o Museu Nacional de Arte Antiga.
Música
O objetivo é aproximar a música de todas as pessoas. Em 2020 isso foi possível com 3 concertos escolares e 1 concerto participativo digital, onde colaboraram com a Casa da Música e várias Orquestras.
Partis Art for Change
Em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, selecionaram as melhores e mais inovadoras propostas para promover processos de inclusão social. Em 2020 foram selecionados 16 projetos.
Apoio à Criação
Este apoio da Fundação “la Caixa” conta com o Concurso de Produção que promove artistas através da produção das suas obras de arte. Só em 2020 foram selecionados 4 projetos.
EduCaixa
Oferece programas e recursos educativos para promover o desenvolvimento de competências nos estudantes.
Creactivity
Consiste num atelier itinerante para despertar a destreza, engenho e criatividade das crianças. Este atelier, em 2020, passou por 33 localizações e contou com 11.484 visitantes.
Jovens Empreendedores
Este Programa pretende ajudar os mais jovens a desenvolver capacidades e ferramentas que favoreçam o empreendedorismo. No ano letivo 2019/2020, a edição contou com 93 escolas inscritas e 1 projeto selecionado.
Bolsas
As Bolsas pretendem promover o talento em investigação e formação de excelência nos melhores centros de investigação e universidades. Assim, em 2020, a Fundação “la Caixa” atribuiu 20 bolsas: 11 de Doutoramento e 9 de Pós-Doutoramento.
Concurso de Investigação na Saúde
A investigação científica de excelência foi promovida através de concursos privados para apoiar projetos de investigação em biomedicina e saúde. 2 milhões de euros foram investidos e 3 projetos foram coordenados por centros de investigação portugueses em 2020.
CaixaImpulse
O Programa pretende fomentar a transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade e criar novas empresas de investigação. Em 2020 investiram 1,07 milhões de euros e selecionaram 5 projetos.